Quando é necessário consultar um advogado previdenciário especialista em INSS?
Você sabia que nos últimos anos mais da metade dos pedidos de aposentadoria no INSS são negados? É isso mesmo o INSS não aprova mais da metade de todos os pedidos de aposentadoria que recebe… quer saber porque?
Antes de explicar os motivos, vamos lembrar quantas vezes a lei previdenciária mudou na última década? A mais recente e mais significativa mudança foi a Reforma Previdenciária, que mudou as regras para se aposentar, de novo. Mas são de fácil constatação 8 mudanças nas regras previdenciárias, que complicaram as regras e atrapalham a pessoa que contribuiu a vida toda (ou quase) se aposente com facilidade.
Nós advogados especializados em direito previdenciário usamos o termo “vida previdenciária”, e acredito que é a falta de conhecimento de cada pessoa sobre sua vida previdenciária que complica a concessão da aposentadoria, ou seja, é a falta de informação sobre as contribuições ao INSS e as opções de aposentadoria que podem ser solicitadas que fazem o trabalhador sofrer além do necessário no momento de pedir aposentadoria e colher os frutos de uma vida de dedicação.
Para evitar o indeferimento da aposentadoria, é importante ter todos os documentos comprovando tempo de trabalho e recolhimentos previdenciários em ordem para expor ao INSS e pedir seu benefício, mas nem todos conseguem compreender o que tem, por isso uma consulta previdenciária é tão importante.
Registrar e organizar histórico de contribuições previdenciárias, vínculos trabalhistas, entender o tempo que ainda precisa contribuir ao INSS para ter direitos previdenciários, será que você já tem direito a algum benefício do INSS? Tendo essas informações em mãos será possível atender todas as exigências feitas pelo INSS para lhe conceder sua aposentadoria.
Dica sobre o que você pode ter de uma consulta previdenciária: A consulta previdenciária é uma conversar com um advogado especializado em direito previdenciário, INSS, e procedimentos para conseguir aposentar e outros benefícios do INSS, por isso é importante você enviar documentos para estudo prévio e informar que tipo de informação ou auxílio você gostaria de ter atendido no momento da consulta.
Pode ser uma dúvida complexa ou querer absorver conhecimentos básicos, se você informar o que pretende com certeza terá mais detalhes e respostas objetivas, que serão usadas na prática.
Temos que considerar além do tempo de trabalho e contribuições, a idade da pessoa, o sexo, a atividade desenvolvida, se alguma atividade gerar riscos à saúde, laudos médicos podem ser necessários. Existem casos de aposentadorias especiais para que permitem trabalhadores se aposentar a partir de 15 anos de trabalho e contribuições, mas as alterações da reforma previdenciária acrescentaram o elemento idade e coeficientes de transição.
E se seus documentos estiverem preenchidos incorretamente (algumas empresas faziam isso), o advogado previdenciário quando perceber vai te orientar sobre como providenciar a correção das informações.
O ideal de uma consulta previdenciária é obter soluções específicas para seu problema junto ao INSS e resolver as exigências de forma administrativa, conseguindo o deferimento da aposentadoria.
Benefício negado, processo parado na justiça ou requerimento de aposentadoria que não permite a melhor opção de benefício, essas são as situações mais comuns que acontecem quando a pessoa interessada não organiza seus documentos e não conhece as possibilidades para se aposentar.
Lembre que na consulta previdenciária você terá as respostas baseadas em sua vida previdenciária, ou seja, nem sempre será aquilo que você gostaria de ouvir, mas deve sempre ser a orientação franca para obter melhores resultados da forma mais rápida possível. É na verdade um investimento que vai te poupar tempo e dinheiro, a consulta é de até 1 hora, mas se você enviar objetivos e documentos antes, o especialista previdenciário irá dedicar tempo para estudar seus documentos e avaliar seus direitos, inclusive seus salários contribuições.
A consulta previdenciária é indicada para quem está perto de se aposentar, ou já tem condições de pedir a aposentadoria, se seu momento de vida previdenciária for diferente é recomendado um planejamento previdenciário, onde você pode preparar seu plano de aposentadoria de forma estrategicamente vantajosa.
Por Gilberto Bento Jr.