Propaganda enganosa na oferta de imóveis na planta: como se proteger
Vemos placas, recebemos e-mails, panfletos, propaganda em TV, em jornal, na internet, todas com ofertas “incríveis” e “imperdíveis” para nos levar a comprar imóveis na planta.
Pode até ser que as coisas mudem, mas faz uns 10 anos ou mais que comprar imóvel na planta é um negócio financeiramente muito ruim, vou te explicar.
A propaganda enganosa só mostra a parte boa, mas tem tanta coisa complicada para comprar imóvel na planta que você consumidor brasileiro precisa saber e logo para não entrar em um problema que vai te amarrar por vários anos.
As muitas mentiras de quem vende imóvel na planta começam na propaganda e vão até os contratos extorsivos que nos fazem assinar, mas hoje vou concentrar nas falsas propagandas.
Primeira enganação, dizem que comprar imóvel na planta é bom negócio, vou provar que não é, e, vou começar explicando as contas.
O preço do imóvel na planta é similar ao de um imóvel pronto, mas o imóvel pronto você pode usar imediatamente, enquanto, o imóvel na planta vai demorar para ser entregue e você tem risco de atrasar.
Segunda enganação, as datas de entrega, quando te vendem falam que vão entregar logo, e muitas vezes colocam a data da entrega, mas no contrato eles tem um prazo adicional de 06 meses para “imprevistos”, a Justiça Brasileiro já definiu que imprevistos são risco do negócio e que as construtoras deveriam colocar a data correta, pois ter que pagar para morar por mais 6 meses tem com certeza um grande custo.
Outra verdade que ninguém te conta, se você deixar para comprar o imóvel depois de pronto, no mesmo prédio que venderam na planta, muitas vezes o valor do mesmo imóvel será mais barato do que aquele que você vem pagando há anos, porque eles precisam vender a qualquer custo, e imóveis na planta desvalorizam mais do que nunca.
Mais um absurdo que precisamos saber, nas lindas propagandas e no apartamento mobiliado, se você procurar com atenção, verá escrito: “imagens meramente ilustrativas”, ou seja, nos mostram algo muito mais bonito, mas entregam um imóvel sem nada, sem nem o básico.
Os apartamentos modelo mobiliados são quase sempre maiores do que os que serão entregues para você, então você vai cuidadosamente ver um apartamento no stand de vendas, mas anos depois quando você chega no seu apartamento é menor, e não dá mais para ir conferir porque desmancharam o stand de venda e o apartamento modelo mobiliado.
Guarde toda propaganda do imóvel porque a lei pode obrigar quem ofereceu a cumprir, se você comprou imóvel na planta, a propaganda nunca pode ser enganosa, se você quiser pode obrigar a construtora a te entregar exatamente aquilo que oferecerem, e se não puder ser entregue você pode ser indenizado, compensado financeiramente com uma multa punitiva para não enganarem os consumidores.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista , pós-graduado em direito empresarial, direito trabalhista, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes