Que documentos e informações eu preciso para entrar com reclamação trabalhista e ganhar?
A Justiça Trabalhista e o advogado trabalhista vão garantir que a empresa, o empregador pague ao trabalhador os direitos que a lei determina, o trabalhador brasileiro é o mais desrespeitado do mundo, por isso temos os processos trabalhistas, as reclamações trabalhistas.
Existem empresas que não registram funcionários, outras não pagam direitos e algumas chegam até a não pagar salário, deixam de dar férias aos seus trabalhadores, não pagam as horas extras e deixam de pagar suas contribuições como o FGTS e o INSS, e os benefícios mais básicos, mas saiba que com a reclamação trabalhista vamos conseguir receber tudo que eles te devem, corrigido, com juros e com multas pesadas.
Este artigo tem intenção de servir como orientação para você se organizar quando quiser reivindicar seus direitos, para isso, separe os seguintes documentos e informações:
- RG e CPF, ou Habilitação;
- Comprovante de endereço recente (água, luz, telefone) com menos de 3 meses;
- CTPS Carteira de Trabalho e Previdência Social, mesmo que não tenha sido registrado;
- PIS;
- Contrato de Trabalho;
- Holerites;
- Relatórios;
- E-mails trocados com clientes e com outras pessoas do trabalho;
- Cartão de visita;
- Crachá;
- Certificados de cursos que tenha feito pela empresa;
- Convenção coletiva da categoria;
- Termo de rescisão de contrato de trabalho TRCT;
- Cartões de benefícios em seu nome, caso tenha;
- Nome completo com informações de contato (telefone, e-mail, endereço) de até 03 testemunhas, que viram ou sabem algo para ajudar no seu caso.
A idéia é reunir todos os documentos que tiver desta lista, se não tiver, venha mesmo assim que vamos conversar como resolver.
O advogado trabalhista irá conferir sua rescisão de contrato de trabalho, irá ler a convenção coletiva da categoria e conversar com você para saber quais direitos não foram pagos ou problemas que lhe causaram, quem sabe teremos uma indenização por dano moral ou algo equivalente. Depois irá preparar a petição inicial e quantificar a nossa visão de quanto vale o seu direito, em seguida irá protocolar a reclamação trabalhista no fórum trabalhista da região que você trabalhou.
Teremos audiência aonde o Juiz ouvirá partes e testemunhas, e depois decidirá qual direito a empresa terá de te pagar, se a empresa não pagar espontaneamente, vamos penhorar seu faturamento, suas máquinas e até os bens dos sócios.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Junior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.